quinta-feira, setembro 13, 2007

Ensinar ecocardiografia de verdade.



Alguns leitores querem informações do curso de ecocardiografia.

Ensino o método há 5 anos na UNICAMP.

Existe uma diferença clara entre ensinar e mostrar.


Abaixo, mostro o "programa" de um curso de ecocardiografia muito popular:

(as palavras em negrito são meus questionamentos)


ECOCARDIOGRAFIA BÁSICA


(duração de duas semanas com carga horária de 90 horas)

são aproximadamente 8 horas diárias e seguidas de um método, uma verdadeira lavagem cerebral. Eu pergunto que hora o aluno poderá ter dúvidas, qual a fixação de um curso assim? Quem já fez o curso de reciclagem da SOCESP sabe que após 6 meses só se lembra de 10 %. É anti didático

O objetivo é iniciar o médico na área de ecocardiografia geral, capacitando-o a realizar e interpretar exames ecocardiográficos na modalidade unidimensional, bidimensional e Doppler nas diferentes cardiopatias.

Bom, sendo o objetivo a iniciação, como pode capacitar? Quantos exames o aluno fará?


CURSO APROVADO PELA COMISSÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO, ÓRGÃO CRIADO PELA AMB E CFM PARA CONTAR COMO PONTUAÇÃO PARA REVALIDAÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA

Espera um pouco, o aluno vai aprender o método ou vai somar pontos para revalidação? Nenhuma palavra sobre os critérios da SBC para o título? O curso não serve para a prova de título???!!!


Não quero me indispor com os professores acima mas, esse curso deve funcionar para quem já conhece o método, têm alguma experiência e vai trabalhar em um serviço com supervisão de um colega mais experiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados