segunda-feira, março 22, 2010

Medir a relação E/e´ ao eco de esforço.


Tradução google translator:
Methods and Results-repouso e exercício E / E 'foram obtidos em 522 pacientes encaminhados para ecocardiografia de exercício, que foram seguidos de morte cardiovascular e hospitalização por um período médio de 13,2 meses. Exercício E / E '> 2 DP do normal foi utilizado para designar levantadas LV pressão de enchimento com o estresse (n = 75), e isquemia (n = 250) foi identificado por anomalias movimento inducible parede. Havia 65 hospitalizações cardiovasculares durante o período de acompanhamento. A análise de sobrevida mostrou que os pacientes sem isquemia e exercício normal com E / E 'para ter um melhor prognóstico do que aqueles com isquemia, com ou sem levantou E exercício / E' (P = 0,003) e os resultados dos pacientes com E exercício isolado levantou / E 'e isquemia isolada para ser semelhantes. E Exercício / E 'foi mais valioso em pacientes com repouso normal E / E'; aqueles com elevação com o exercício teve um resultado pior do que aquelas com exercício normal E / E '(P = 0,014). Capacidade de exercício (hazard ratio, 0,893, P = 0,008), o exercício da parede índice de movimentação (hazard ratio, 1,507, P <0,001), e exercício E / E '> 14,5 (razão de risco de 2,988, P = 0,002) foram preditores independentes do resultado. A adição de exercício E / E 'a capacidade de exercício e índice de movimento resultou em um incremento da potência do modelo para prever o resultado negativo (P = 0,006).

Conclusões-Exercício E / E 'está associado com a hospitalização cardiovascular, independente e incremental para isquemia induzível.

.
Veja no original acima.
.
A avaliação da diástole ao exercício começa a ganhar corpo e deve se tornar obrigatória no ecocardiograma de esforço.
.
No caso acima, é tão fácil de fazer que fico com vergonha de não entregar esse resultado no laudo!
.

2 comentários:

  1. Fábio Soares- Bahia8:54 PM

    Caro Roberto, (aqui mais uma vez.)

    Este editorial publicado no JASE em abril de 2009, próxima à publicação do Guideline de Diastologia da ASE traz alguns pontos interessantes sobre Tissue doppler e exercício. Inclusive questionando a utilidade da relação E/e'no esforço, já que não houve tanta correlaçao desta medida com elevaçao da PCWP medida simultaneamente com Swa Ganz em estudo de Dalsgaard et al.

    "Doppler Assessment of Diastolic Function at Rest and During
    Exercise: Distinguishing Myth From Reality"
    Jean G. Dumesnil, MD, FRCP(C), FACC, and Philippe Pibarot, DVM, PhD, FACC, FAHA, Quebec, Quebec, Canada

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabio, não é a primeira vez que resultados objetivos de exames discordam de dados de seguimento clínico. Um índice tão fácil de obter poderia ser mesmo útil clinicamente.
    Mas parece que teremos de esperar um estudo definitivo.
    Abraço

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados