segunda-feira, junho 14, 2010

10 anos de EchoPAC


.
Em 2000, comecei a trabalhar na unidade do Delboni, agora Diagnóstico das Américas, na avenida Brasil.
Do nada, surgiu um aparelho magnífico, o System Five.
Fui incumbido na tarefa de domar a fera, com a ajuda da Carla, que era técnica de aplicação na época.
O aparelho era fantástico, anos-luz a frente dos concorrente, produzido pela Vingmed, que fazia parte da GE.
.
Já estava me achando o ecocardiografista mais sortudo do mundo, só com o uso básico do aparelho.
Aí a Carla me apresentou o EchoPAC.
Um software de análise de imagens que funcionava à parte em um computador Apple que ficava no console do aparelho.
Em 2000!
Analisava os clips de imagens com "raw data". Fazia ecostress, dava zoom, coloria, tissue Dopppler, power gain e veja vocês, reconstrução do volume ventricular em 3D!!!
Ánalise vetorial da contratilidade vinha de bônus...
.
Parecia um software criado por malucos por imagem, particularmente ecocardiografia, financiados por algum Steve Jobs da medicina.
.
Hoje não trabalho mais no Delboni, virei professor, a Carla é chefe, e o EchoPAC continua por aí.
.
Mas tenho saudade daquelas semanas de descoberta, fuçando uma máquina que dava muito mais do que eu era capaz de entender...
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados