segunda-feira, setembro 27, 2010

Depecolização da SBC: Prova do título

12%
12%
12%
Repito sem acreditar.
Essa foi a taxa de aprovação da prova do título de cardiologia em BH.
Será uma sina da cidade? Não, BH não têm culpa.
Quem comanda a SBC têm a mesma filosofia dos comandantes do DEPECO.
Só os gênios merecem o título.
.
Enquanto isso, a cardiologia e a ecocardiografia, que têm na sua maioria pessoas apenas inteligentes, excluem os médicos que atendem os pacientes...
.
Parabéns aos aprovados, que têm todo o mérito.
.
Os  motoristas, não os passageiros da SBC, estão com problemas.
Não percebem que essa aprovação baixa, se verdadeira, expõe a incapacidade da SBC de ensinar cardiologia em seu congressos e cursos. E demonstra, no mínimo, critérios inadequados para dar o direito de prestar a prova.
.
.

10 comentários:

  1. Anônimo7:30 AM

    Na verdade considero que seja uma maneira encontrada de barrar os inúmeros candidatos oriundos de serviços sem estrutura e incapazes de execer cardiologia. A proliferação dessa entidade chamada ESTÁGIO deve ser abolida. Infelizmente o justos (profissionais bem formados) acabam pagando pelos pecadores.

    ResponderExcluir
  2. FALANDO-SE EM JUSTIÇA, CONSIDERO BASTANTE INJUSTO O COMENTÁRIO DO COLEGA ANÔNIMO ACIMA...
    EXISTEM ESTÁGIOS E ESTÁGIOS, ALGUNS COM FORMAÇÃO IGUAL ÀS RESIDÊNCIAS (CUJAS VAGAS SÃO MUITO LIMITADAS ATUALMENTE).
    ESTE ANO, DENTRE OS POUCOS APROVADOS NO TÍTULO DE ECO, UM FOI O ESTAGIÁRIO DA ECHOTALK.
    COM 12% DE APROVAÇÃO, NÃO PODE SER A FORMAÇÃO NACIONAL QUE ESTÁ ERRADA!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:38 PM

    Estão ganhando muito dinheiro com estas provas,
    não havendo interesse que o aluno passe, para repetir e continuar pagando p/ fazer uma prova tão cara. E os congressistas que moram fora do eixo Rio-São Paulo,é mais difícil ainda por ter mais gastos com 2 a 3 congressos anuais para se "reciclar"e conseguir somar alguns pontinhospara o TEC.
    Também não temos direitos de saber a nossa nota e a nota da média aprovada para termos uma base.

    ResponderExcluir
  4. A prova é muito cara e difícil de passar. Longe da realidade da maioria dos cardiologistas brasileiros que muitas vezes tem que se "virar" para prescrever um anti-hipertensivo que o paciente possa pegar no SUS, mesmo sabendo não ser a melhor escolha ou a melhor indicada pela "Diretriz". Se não este fica sem remédio.Estão tendo um grande rendimento com essas provas de título e não temos direito de saber a nossa nota e a média geral.
    Os Cardiologistas estão mais interessados em ir a Congressos da ESC e AHA e chegar e nos avaliar com uma prova difícil que a gente sabe que não prova muita coisa.
    Nós é que somos os verdadeiros Médicos Cardiologista do Brasil e que trabalhamos com toda a dificuldade social, e o que nos mantém continuar é o amor pela profissão e não provas de títulos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2:57 PM

    Geralmente prova de título é difícil mesmo ,é assim em muitas outras áreas (ex endócrino que é dificílima e seleciona mesmo).
    Acho que aprova de título não tem a intenção e o objetivo de avaliar o BAB da área ,mas sim abordar o assunto profundamente e até os assuntos raros dignos do especialista que se preparou 2 anos em uma residencia médica. Aquela pessoa que sabe o basicão vai ter dificuldades.

    ResponderExcluir
  6. IMPRESSIONANTE COMO A IDÉIA DE OLIGARQUIAS E PROTEÇÃO DAS MESMAS AINDA ESTA ARRAIGADA EM NOSSA CULTURA, ORA POIS!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:05 PM

    Na prova as imagens de eco, ressonancia, cintilografia e traçado de ECG eram de pessima qualidade, chegando ao ponto do fiscal da sala oferecer uma lupa para que as imagens pudesssem ser melhor analisadas. Na minha opinião saber o basico ou ser um GRANDE especialista, não iria fazer a menor diferença neste tipo de questão.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:03 PM

    A facilidade de ganhar dinheiro em cima de prova de título é grande.Está sustentando muita gente, e nao mostra a nota nem a prova para ninguém poder questionar. Depois de 2 anos eles vendem a prova em novo livro para as pessoas comprarem.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:05 PM

    Nos congressos o que mais tem é basicão.Aulinhas monótonas!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1:20 AM

    Acredito com certa revolta que, muitos desses "mitos" da cardiologia atual, superespecializados em restrita área, teriam enorme difuculdade em enfrentar qualquer posto de saúde do SUS, e tambem tenho conhecimento de que alguns figurões ganham o tal "título" mais por satisfazer suas necessidades e fortalecer cada vez mais esse estrutura comensal, enquanto os alunos "medíocres" sonham em ser, acabam se deparando com a realidade nua e crua da santidade SUS.

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados