sábado, outubro 09, 2010

Os médicos Europeus do estado de São Paulo.

.
Na Europa a maioria dos serviços médicos é do estado.
O médico formado irá trabalhar, provavelmente, em uma instituição pública quando formado.
Nessa instituição, ganhará um salário compatível com o ganho médio da população, e permanecerá na mesma base social e econômica  até aposentar, salvo os 14% da população geral que conseguem elevar sua renda.
Isso cria uma legião de funcionários públicos médicos, espalhados por hospitais e universidades.
.
No estado de São Paulo temos muitos médicos. O mercado de trabalho privado teve excesso de oferta de mão de obra e, como todo mercado, reduziu a remuneração e mesmo assim encontrou candidatos às vagas.
Como atualmente, a remuneração média no mercado privado se aproxima da média em um emprego público, trabalhar para o estado passou a ser mais atraente de uns 5 anos para cá, caso você some a estabilidade de emprego, férias e décimo terceiro.
.
Dado o custo de manutenção de um consultório no estado mais industrializado do país, ter uma clínica pode se tornar um pesadelo financeiro!
E mais e mais médicos migram para empregos públicos.
.
Sem nenhum tom de crítica ao processo, acompanho os colegas gestores de serviços privados em desespero atrás de bons plantonistas. Sem dúvida a maior marca da mudança no mercado de trabalho.
.

.

2 comentários:

  1. não é só em sampa! em FOR a gestão de um consultório ou clínica se tornou um pesadelo(manutenção altí$$ima). muitas(apesar de repletas de clientes) vêm fechando. sobram salas desocupadas na cidade. sobrevivem os nichos (ortomolecular, botox, cosmiatria, homeo, etc)

    ResponderExcluir
  2. Ana Lucia de Mello Machado8:06 PM

    Para manter um consultório médico deve estar muito difícil em vários estados.Temos que associar um serviço público com privado.Impostos altos e planos de saúde pagando defasado e com atraso. Sou médica concursada e trabalho no meu particular para ter mais segurança.

    ResponderExcluir

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados