sexta-feira, setembro 16, 2011

Temas SBC2011 - Indicações de Ecostresse



ID: 22504
Comparação na utilização dos critérios de apropriabilidade para ecocardiografia sob estresse do “American College of Cardiology Foundation” entre uma instituição privada e pública semi-acadêmica
TIBA, LINO M, LADEIRA, RICARDO M C, MATHEUS, MARCIO J, SOUSA, FERNANDA C, RAMOS, LEANDRO M e PIMENTA, JOAO.
Hospital do Servidor Público Estadual - IAMSPE, São Paulo, SP, BRASIL
e Hospital Santa Cruz, São Paulo, SP, BRASIL.
Fundamento: Recentemente o American College of Cardiology Foundation (ACCF) publicou critérios de apropriabilidade para Eco Estresse.

Objetivos: Comparar as indicações, dados clínicos e ecocardiográficos entre os pacientes encaminhados para uma instituição privada e uma pública semi-acadêmica, para a realização de Ecocardiograma sob estresse farmacológico (EEFa).

Delineamento: Trata-se de estudo observacional transversal sobre as diferenças entre pacientes submetidos à EEFa em duas instituições distintas.

Pacientes: De janeiro a dezembro de 2010, 481 pacientes foram encaminhados para realização de EEFa em duas instituições, uma privada (Grupo I - GI) e uma pública semi-acadêmica (GII). Foram excluídos 17 pacientes por janela acústica inadequada, contraindicação ao exame ou protocolo exclusivo para viabilidade miocárdica.

Métodos: 224 pacientes do GI e 240 do GII foram incluídos no estudo, sendo submetidos à EEFa com dobutamina ou dipiridamol. As indicações foram comparadas, e classificadas em apropriadas, inapropriadas ou incertas de acordo com o ACCF. Foram também analisados os dados clínicos e ecocardiográficos.

Resultados: O GII apresentou mais indicações apropriadas (41% vs 64%, p<0,0001) e menos indicações inapropriadas (33% vs 14%, p<0,0001). O resultado positivo para isquemia miocárdica foi mais comum nas indicações apropriadas do que nas inapropriadas em ambos os grupos (GI: 21% vs 3%, p= 0,01; GII: 24% vs 5%, p=0,0009). Os dados clínicos e outros dados ecocardiográficos não apresentaram diferenças estatisticamente significantes.

Conclusões: Baseado nos critérios do ACCF, os pacientes da instituição pública semi-acadêmica tiveram melhor encaminhamento para a realização de EEFa que a privada. A maior proporção de exames alterados em pacientes com indicações apropriadas vs inapropriadas em ambas as instituições enfatiza a necessidade do uso adequado e racional do método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com críticas diretas a marcas e pessoas só serão publicados quando forem devidamente identificados